segunda-feira, 2 de julho de 2018

Direitos Humanos e o direito à moradia

Direitos Humanos e o direito à moradia: reflexões a partir da aula de campo no Museu Paranaense




Aula de campo no Museu Paranaense








OBJETIVO: Observar e refletir sobre as formas de moradia dos ocupantes do território paranaense ao longo do tempo e suas relações com os modos de vida.


1. O artigo XXV da Declaração Universal do Direitos Humanos (1948) dispõe que toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de prover o bem-estar a si e a sua família, incluindo a habitação como um dos critérios para o alcance desse padrão. (https://jus.com.br/artigos/50698/direito-a-moradia-direito-a-habitacao-e-habitacao-adequada)
Partindo da ideia que a moradia digna é um direito, descreva como eram as moradia dos:
(___) povos pré-colombianos (6º ano);
(_X_) povos indígenas (7º ano);
(___) moradores das missões jesuíticas (8ºano).

'A gente viu que o país era dividido em 2 partes,  a Espanha e Portugal. Em um certo dia os portugueses invadiram o lado dos espanhóis e foram para uma guerra e os portugueses venceram. E por isso a gente fala português.' (Caroline Vitória Hofmann, 7 AD)

Quanto as moradias indígenas: 'Não eram tão boas como hoje, algumas de palha e outras com outros materiais. Os indígenas só obedeciam, pois não tinham outra escolha. Era isso ou morte. Alguns não aguentavam e lutavam mas, morriam com tiros de armas de fogo. Eles não podiam fazer as coisas que gostavam e nem falar o próprio idioma. (Nicolas Felipe Oliveira Portugal, 7 AD)

'Eles se pintavam para diferenciar um povo do outro. cada pintura representava um povo.' (Letícia de Pol Bandeira, 7 AD)

'Antes não havia prédios, carros, motos como agora. A moradia é bem diferente uma da outra.
Sobre o passeio, foi incrível por que aprendi coisass novas, aprendi um pouco sobre antigamente e foi muito bom saber do passado. O mais incrível foi poder entrar na casa de antepassados. (Claúdia Morais, 7 AD)  



2. De acordo com o que você observou durante a aula de campo ao Museu Paranaense, desenhe as condições de moradia que mais lhe chamaram a atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário